Veja como se monta um carro

A loja de imprensa da SBC produz peças para ambas as plantas, cobrindo cerca de 36 mil m² e empregando uma força de trabalho totalmente masculina de 230 indivíduos, dos quais apenas 11 são dedicados a peças de caminhão. A loja de imprensa opera dois turnos, mas há uma equipe especial para o trabalho de sábado e domingo.

Para os carros, existe também uma linha de alimentação automatizada, uma grande robotizada em forma de tandem e uma cama de imprensa em forma de tandem médio similar. As operações, que são 54% automatizadas, produzem 32.000 peças de carros e 490 peças de caminhão por dia a partir de prensas que exercem uma força entre 440 e 2.000 toneladas.

A loja de estampagem é responsável por 270 peças de carros diferentes e 14 para caminhões. As mudanças de morte são totalmente automatizadas através de um servomotor ajustável e demoram cerca de seis a sete minutos. Eles ocorrem nove vezes por dia para carros, mas apenas uma vez por dia para caminhões. O fornecimento de painéis de quatro dias e meio é mantido em racks de estoque.

Soldagem e pintura de carros

Os painéis de soldagem e pintura da SBC combinam operações de caminhões e caminhões, embora com equipes específicas dedicadas a cada lado do negócio. As linhas de soldagem cobrem cerca de 50 mil metros quadrados em dois edifícios principais; A pintura ocorre em uma instalação de 25 mil metros quadrados.

DPVAT Mato Grosso

Enquanto 600 pessoas estão envolvidas em transformar peças estampadas em corpos de carros, apenas um décimo desse valor é empregado em operações de soldagem para caminhões. Em ambos os casos há uma única mudança, 98% do sexo masculino, com automação em pé em 66%. Cerca de 60% das soldas por pontos são realizadas pelos robôs 300 ABB S4, ABB IRC5 e Kuka KRC 200 que ajudam a completar 468 carroçarias e 34 corpos de caminhão por dia. Um sistema de transporte fechado os transporta para a área de pintura.

A pintura também é realizada em uma única turno, com 250 pessoas envolvidas no lado dos carros e 20 para caminhões. Apenas cerca de 5% da equipe aqui são mulheres. Demora cerca de sete horas para aplicar o primeiro revestimento eletroforético, o primer (uma das quatro cores), a camada base (seis cores) e a camada transparente (três cores) antes que os corpos estejam prontos para a montagem final. Os corpos são pintados em lotes de cores para minimizar o número de operações de limpeza do bocal. Na SBC, nenhuma medida especial é necessária para enfrentar as condições tropicais encontradas em algumas partes do Brasil.

Montagem separada para carros e caminhões

Existe apenas uma linha de montagem final para carros, dedicada ao novo Fiesta, em um salão de 37 mil metros quadrados. A linha é dividida em quatro transportadores – três de cerca de 430 metros para completar a montagem e um de 440 metros para o chassi. Aqui, 640 indivíduos trabalham em um único turno – 90% são do sexo masculino. Apenas cerca de 2% da montagem final é automatizada, embora 200 ferramentas elétricas CC com fio, 100 ferramentas elétricas sem fio e 20 braços preguiçosos ajudem com tarefas pesadas ou difíceis de alcançar.

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Como em outras plantas da Ford, a sequência de montagem é:

  • Guarnição interior;
  • Painel de instrumentos;
  • Vidro;
  • Guarnição exterior;
  • Assentos;
  • Portas;
  • Motor e suspensão;
  • Rodas e pneus;
  • Enchimento de fluidos.

Os carros então completam os testes de rolamento de rotas e ingressos de água, e são avaliados quanto a gritos e chocalhos na pista de teste da fábrica. Toda a operação leva cerca de três horas e existe um plano de rotação de trabalho para melhorar a flexibilidade da linha e o bem-estar da equipe.

Todos os carros também são submetidos a testes de torque, inspeção de conteúdo e testes de linha de aceitação do cliente durante o fabrico como parte dos procedimentos de controle de qualidade. A linha de montagem de caminhão único é alojada em um prédio de 92 mil m², responsável pela produção dos caminhões de carga leve, média, pesada e extra-pesada, bem como dos caminhões F-350 e F-4000.

Mais de 300 permutações desses modelos estão disponíveis

Tal como acontece com a divisão de carros, a linha principal é dividida em cerca de 143 metros para cuidar da guarnição, outra de 180 metros responsável pelo quadro e uma terceira, 211 metros de comprimento, para cuidar do chassi. A força de trabalho combinada é 960 e é mais de 96% do sexo masculino.

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Há uma única mudança de 8,8 horas por dia, cinco dias por semana, operando na mesma sequência que a dos carros. O único processo automatizado é para a aplicação de cola do pára-brisas, embora sejam usadas 370 ferramentas elétricas CC com fio, 30 ferramentas elétricas sem fio e 20 braços preguiçosos, e existem ferramentas especiais para usar o número VIN, o giro do quadro, o parafuso em U e o aperto da roda, o motor levantamento, adição de fluidos e alinhamento de rodas. Demora um pouco mais de três horas para completar a montagem de um caminhão e os processos de rotação de trabalho, controle de qualidade e testes refletem os da divisão de carros.

No entanto, a SBC está atualmente subutilizada. Não há muito tempo, a Ford Brasil estava ajudando sua empresa-mãe em Detroit a expiar as grandes perdas no balanço na Europa; agora é o contrário, já que os problemas econômicos do Brasil – junto com os da Argentina e da Venezuela – atingiram o lar. Até que os brasileiros recuperem a confiança em sua economia e tenham acesso mais fácil ao crédito, isso provavelmente continuará sendo o caso.